ATIVIDADE ACADÊMICA DE MONITORIA EM ANATOMIA SISTÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Walisson da Silva Vieira
  • Co-autores
  • Romeika Carla Ferreira de Sena
  • Resumo
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    Introdução: Monitoria configura-se como uma atividade acadêmica que tem por objetivo auxiliar o docente em uma determinada disciplina, na condução e desenvolvimento da mesma, por meio de promoção de atividades teórico-prático juntos aos discentes como forma de revisão e aprimoramento do conhecimento obtido em sala de aula. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência vivenciada no transcorrer da monitoria da disciplina de anatomia sistêmica, oferecida pelo curso de Enfermagem de uma Faculdade particular, localizada em Natal/RN. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado no período de abril de 2018 até abril de 2019, de forma voluntária. As aulas de monitorias foram realizadas com auxílio da docente responsável pela disciplina, embasadas teoricamente por meio de livros didáticos e atlas disponibilizado pela instituição, além da leitura de artigos e uso de dispositivos multimídia como Datashow, notebook e caixa de som. Descrição da experiência: As atividades desenvolvidas na monitoria foram: esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo ministrado, durante os encontros nos laboratórios houve realizações de dinâmicas através de simulados das avaliações práticas com o uso das peças anatômicas. Considerando a complexidade da disciplina, utilizou-se uma nova técnica pedagógica de aprendizagem prática intitulada de body paint, a qual simula ferimentos profundos em diferentes regiões do corpo, para que os alunos pudessem exteriorizar quais músculos e ossos seriam afetadas, e quais complicações poderiam surgir por meio daquele ferimento. Com o auxílio do monitor, os discentes utilizaram massa de modelar na criação de peças anatômicas, favorecendo a aproximação teórico-prática de forma lúdica. Ademais, todo conteúdo de anatomia foi aplicado a Enfermagem, relacionando os sistemas do corpo e suas estruturas com possíveis complicações que necessitam da assistência de enfermagem, como prevenção das lesões por pressão, cateterismo vesical, passagem de sonda nasogástrica e enema, procedimentos estes que necessitam do conhecimento da anatomia para sua execução. Conclusão: Essa experiência possibilitou trocas de conhecimentos e consequentemente a clarificação do conhecimento em Anatomia Sistêmica, considerado como um saber indispensável e necessário para outras disciplinas, como também para o desenvolvimento do raciocínio clínico, crítico e prática clínica embasada nas ciências básica as quais se sustenta a ciência da enfermagem. 

     

  • Palavras-chave
  • Anatomia, Aprendizado, Ensino.
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